quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Prefeitura oferece cursos de qualificação profissional para a população

Encerraram na quinta, dia 7, as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional. A oportunidade de formação está sendo possível graças a um convênio celebrado em 2007 entre a Prefeitura de Contagem, por meio da secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

As aulas terão início ainda este mês, há 918 vagas disponíveis em 24 cursos. Esta é mais uma política pública da Prefeitura em prol da qualificação e intermediação de mão de obra para o mercado de trabalho. Segundo a prefeita Marília Campos "Em 2007, Contagem foi o segundo município de Minas Gerais na admissão de trabalhadores no mercado formal. Foram quase 89 mil empregos segundo dados de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego", informou.

Para participar da qualificação, terão prioridade famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, programa de transferência de renda do MTE, e participantes de grupos do Economia Solidária, formados por redes de produção que oferecem formação e assessoria aos empreendimentos que têm impacto no desenvolvimento econômico da cidade. "A perspectiva do Bolsa Família é que a transferência de renda seja emergencial. Por isso a Prefeitura busca formas para que esses trabalhadores se emancipem financeiramente. Já os grupos de Economia Solidária recebem apoio da STDS para qualificação e organização de grupos produtivos", esclareceu o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Maurício Rangel.

Os cursos são voltados para pessoas desempregadas, acima de 18 anos e que tenham o ensino fundamental. As inscrições foram feitas no Sine, nas Casas da Família e nas administrações regionais. Mais informações: 3352-5462.

Nenhum comentário: