terça-feira, 22 de janeiro de 2008

ProJovem forma sua primeira turma em Contagem

No próximo dia 18 de janeiro, 250 jovens participantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária – ProJovem em Contagem concluirão os cursos de Turismo e Hospitalidade, Administração e Vestuário. Projeto do Governo Federal, o ProJovem foi implantado em Contagem em 2006 e como objetivo oferecer formação integral ao jovem.

Elevação da escolaridade, qualificação profissional e desenvolvimento de ações comunitárias de interesse público são alguns dos benefícios do Projovem. Destinado a jovens de 18 a 24 anos que terminaram a quarta série, mas não concluíram a oitava série do Ensino Fundamental, o Programa é realizado por meio de cursos desenvolvidos em 12 meses que incluem disciplinas do ensino fundamental, aulas de inglês e informática, aprendizado de uma profissão, além de atividades sociais e comunitárias de forma integrada.

Em Contagem, o Programa já inseriu cerca de 300 jovens no mercado de trabalho com carteira assinada. Mas segundo o Secretário Adjunto do Trabalho e Desenvolvimento Social, Márcio Guglielmone, o projeto é mais abrangente. “O ProJovem é interessante porque não cumpre somente o papel de incluí-los no mercado. Ele promove o protagonismo juvenil na comunidade. Os jovens que participaram dos cursos tiveram de prestar 125 horas de serviço comunitário voluntário. E também há uma motivação pela elevação de escolaridade”, completou.

Em 2008, haverá uma ampliação do ProJovem no município, que passará a abranger outros programas do Governo Federal destinados à juventude. Além do ProJovem Urbano, que já está sendo realizado na cidade, com duração de 12 meses, será oferecido o ProJovem Trabalhador, cursado em cinco meses, que passará a englobar o Juventude Cidadã. O Agente Jovem, destinado a pessoas de 15 a 17 anos que estejam em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, se tornará ProJovem Adolescente, com duração de dois anos. Além disso, no ProJovem Adolescente, a família recebe, através do Bolsa Família, uma contribuição mensal de R$ 30,00. Mais informações pelo telefone 0800 722 7777.

Nenhum comentário: